Capital
Capital is command over labour
Adam Smith
Adam Smith
Capital, assim como salário, é uma relação social, a relação de produção predominante no capitalismo, em que é determinado o controle dos meios de produção pela classe de capitalistas.
Capital materializado em um processo concreto de produção individual se divide em capital fixo (máquinas, edificações) ecapital circulante (salário e matérias-primas).
A única distinção essencial em seu capital que se impõe ao capitalista é aquela entre capital fixo e capital circulante.
Engels, em Capital III, 1895
No livre fluxo de capitalis entre os ramos industriais, o capital aflui onde as taxas de lucro são momentaneamente mais altos, participando da tendência de equalização da taxa de lucro. e convergindo o preço da mercadoria ao preço de produção. Assim, não existe capital específico a algum ramo de indústria (como por exemplo, capital ndustrial/ financeiro; cafeeiro ou 'imobiliário').
A composição orgânica de capital, distinguindo capital constante (equivalente ao trabalho 'morto' incorporado aos meios de produção utilizados no processo de produção) ecapital variável (trabalho 'vivo': força de trabalho) era uma construção na 'teoria do valor [trabalho]', válida, na melhor das hipóteses, na âmbito da produção social como um todo coomo oposto aos processos individuais de produção (Aglietta, 1976) --quando e onde se torna inoperante e supérflua (Robinson, 19 , Deák, 1985).
Nenhum comentário:
Postar um comentário